MENU

15/12/2020 às 17h47min - Atualizada em 16/12/2020 às 00h00min

Redes varejistas podem ajudar a recuperar o crédito dos consumidores para as compras de Natal

Especialista explica como implementar algumas ações visando a recuperação do crédito

SALA DA NOTÍCIA Raphael Bueno
http://meucrediario.com.br
Divulgação
Sem dúvida, o Natal é o período mais aguardado pelo varejo brasileiro, uma vez que concentra as melhores oportunidades de venda para o setor, gerando resultados que superam qualquer outra data comemorativa. Geralmente isso acontece porque nessa época sempre bate aquela vontade de comprar algo novo, presentear quem gostamos, investir o décimo terceiro em um item que precisamos, etc. Em um ano marcado pela pandemia, o comércio varejista tem um papel ainda mais relevante para ajudar os consumidores a recuperar seu crédito na praça.

Atualmente os empresários podem aplicar diversos processos com objetivo de diminuir a inadimplência nesse período natalino. Ao aplicá-los, a rede varejista consegue resgatar o poder de compra dos clientes e, consequentemente, aumentar a frequência deles na loja nos próximos meses.

O primeiro deles e, mais óbvio, é oferecer um desconto para o consumidor quitar a dívida. Como muitas pessoas estão com o dinheiro do 13º salário no bolso, o lojista pode entrar em contato oferecendo um abatimento caso o cliente compareça até a loja nos próximos dias para regularizar as pendências. Por exemplo: faça uma campanha via WhatsApp ou mensagem SMS convidando-os a limpar o nome com desconto de 20%, até o dia 24 de dezembro. Trata-se de uma oportunidade para resgatar boa parte do capital que até então estava sem perspectivas de recuperação imediata. A vantagem desse tipo de campanha é que, assim que é feito o pagamento, o cliente deixa de ser inadimplente e volta a ter acesso a um novo crédito (a não ser que haja alguma outra pendência em seu cadastro).
 
 
Porém, é preciso ter critérios bem definidos e muita responsabilidade para fazer isso funcionar de maneira adequada. Caso o cliente tenha interesse em fazer novas compras após renegociar o contrato, estabeleça limite de compras menores ou entradas maiores e prazos menores de parcelamento - principalmente para clientes com risco de inadimplência mais elevado - como forma de garantir a liquidez da loja. Vale lembrar que uma conta em atraso não significa que a pessoa não tenha mais condições de comprar. Apoiá-lo neste período é uma maneira de apostar no relacionamento e fidelização do cliente no longo prazo.  

Outra forma de ajudar os consumidores neste momento é levar orientações sobre a melhor forma de uso do 13º salário. Além de incentivar a recuperação de crédito, trata-se de mais uma maneira de estreitamento de relacionamento. Neste caso, as redes varejistas podem enviar uma campanha por e-mail ou WhatsApp com dicas para que os consumidores possam recuperar o crédito no comércio e aproveitar o benefício para consumir novamente. Proponha um percentual de 30% para a compra dos presentes de Natal, outros 30% para a quitação de débitos pendentes e o restante para as despesas tradicionais de início do ano, como impostos (IPTU, IPVA). Certamente, o cliente ficará satisfeito de ver a preocupação da loja com sua saúde financeira.
 
A verdade é que o Natal é a melhor data comemorativa para o varejo auxiliar os consumidores na recuperação do seu crédito. Fazendo isso, possivelmente, as redes terão maiores possibilidades de ampliar suas vendas e, com isso, ter um início de 2021 mais favorável, após um ano marcado por tantos acontecimentos negativos.

*Jeison Schneider é sócio fundador e CEO do Meu Crediário. Possui mais de 15 anos de experiência profissional na liderança de softwares de gestão de risco para crediário no Brasil. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp