MENU

14/12/2020 às 14h53min - Atualizada em 14/12/2020 às 14h53min

GP de Abu Dhabi: Max Verstappen vence pela décima vez na F1.

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi, última etapa da temporada 2020 da Fórmula 1, realizada neste domingo (13) no circuito da Yas Marina.

Gabriel Gavinelli
Do F1mania.net.com.br
XPB Images
Largando da pole, o piloto da Red Bull não foi ameaçado em nenhum momento durante as 55 voltas da corrida e conseguiu a 10ª vitória de sua carreira na F1, a segunda da temporada depois de vencer o GP dos 70 Anos, em Silverstone.
Valtteri Bottas recebeu a bandeira quadriculada na P2 quase 12 segundos atrás do holandês. A terceira posição também ficou com a Mercedes, com o heptacampeão Lewis Hamilton.
McLaren superou a Racing Point na briga pela terceira posição no campeonato de construtores. Lando Norris foi o quinto e Carlos Sainz – fazendo sua última corrida na equipe de Woking antes de assumir o lugar de Sebastian Vettel na Ferrari em 2021 – foi o sexto colocado.
Daniel Ricciardo, outro que se despede de sua equipe, terminou na P7. O australiano vai assumir a vaga de Sainz na McLaren na próxima temporada.
Pierre Gasly terminou em oitavo, seguido por Esteban Ocon (Renault) e Lance Stroll (Racing Point) completando os dez primeiros, respectivamente.
Sergio Perez, vencedor da última corrida no Bahrein, foi o único a abandonar a corrida. Logo no início, o mexicano teve problemas no motor e parou na pista. O Safety Car Virtual foi ativado, antes do Safety Car entrar na pista. Foi a única interrupção da corrida.
 
A corrida
Foi uma largada tranquila quando as luzes vermelhas se apagaram na Yas Marina. Verstappen manteve a dianteira, seguido por Bottas e Hamilton.
Não tivemos troca de posições entre os 10 primeiros. As disputas aconteceram no pelotão intermediário. Vettel passou Leclerc na disputa pela P12. Raikkonen também superou seu companheiro de equipe Giovinazzi pela P14.
Pietro Fittipaldi perdeu duas posições, uma para Perez e outra para seu companheiro de equipe na Haas Magnussen.
Na volta 6, Albon passou Norris e assumiu a P4, mas o britânico da McLaren deu o troco algumas curvas depois. Ocon deu passagem para Ricciardo a pedido da equipe. O australiano – que fez sua última corrida pela Renault – assumiu a P10 e partia para cima de Gasly.
Perez largou em último depois que a Racing Point precisou trocar alguns componentes do motor do mexicano. Na volta 8, Perez já ocupava a 14ª posição. A grande disputa do dia era o terceiro lugar entre os construtores, que estava ficando nas mãos da McLaren neste momento da corrida.
Lá na frente, Verstappen já abria 3,2s para o segundo colocado Bottas. Hamilton estava seis segundos atrás do finlandês.
O Safety Car Virtual foi ativado na volta 10. O RP20 de Perez perdeu pressão e o mexicano parou na pista com problemas no motor.
Verstappen foi aos boxes. Bottas e Hamilton também, assim como a maioria dos pilotos. Ricciardo foi um dos que não parou e assumiu a P5. Vettel e Leclerc também não pararam e ocupavam a P7 e P8, respectivamente.
Algumas voltas depois, no giro 12, o Safety Car entrou na pista. Os fiscais tinham dificuldades para tirar o carro de Perez do circuito.
O Safety Car voltou aos boxes no fim da volta 13, e a relargada viu Sainz passa Leclerc pela P8. Verstappen fez a volta mais rápida da corrida e já estava 1,3s à frente de Bottas no fim da volta 14.

Stroll ultrapassou Leclerc na volta 16, mas o piloto da Ferrari deu o troca na curva seguinte. Sainz passou Vettel pela P7. O espanhol foi avisado que estava em investigação por andar muito lento no pitlane durante sua parada. Algum tempo depois, a direção de prova avisou que o incidente seria investigado após a corrida.
A briga entre Stroll e Leclerc era intensa. Stroll passou novamente o monegasco na volta 19. Leclerc tentou dar o troco, mas não teve sucesso. O piloto da Racing Point começou abrir vantagem para Leclerc, que já era ameaçado por Gasly. O francês da AlphaTauri fez a ultrapassagem e assumiu a P10 pouco depois.
Stroll continuava com o bom ritmo e se aproximava rapidamente de Vettel. A disputa era pela oitava posição.
Leclerc era lento na pista e foi ultrapassado por Ocon no giro 23. Rapidamente, o piloto da Ferrari passou a ser ameaçado por Kvyat. O monegasco foi para os boxes trocar os pneus e retornou na última posição.
Mercedes não conseguia se aproximar de Verstappen, que liderava a corrida com cinco de segundos de vantagem para Bottas.
Stroll tentava se aproximar de Vettel quando Gasly mergulhou por dentro do canadense. Uma boa manobra do francês para assumir a P9. Algumas voltas depois, Gasly passou Vettel e era o oitavo colocado.
Ricciardo fez sua parada e voltou atrás dos McLaren na P7. Na última volta, Ocon passou Stroll para receber a bandeira quadriculada na nona posição.
Verstappen venceu. Foi a décima vitória do holandês na F1, a segunda da temporada.
 
Resultado do Grande Prêmio de Abu Dhabi 20:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
2) Valtteri Bottas (Mercedes)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) Alexander Albon (Red Bull/Honda)
5) Lando Norris (McLaren/Renault)
6) Carlos Sainz Jr. (McLaren/Renault)
7) Daniel Ricciardo (Renault)
8) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
9) Esteban Ocon (Renault)
10) Lance Stroll (Racing Point/Mercedes)
11) Daniil Kvyat (AlphaTauri/Honda)
12) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
13) Charles Leclerc (Ferrari)
14) Sebastian Vettel (Ferrari)
15) George Russell (Williams/Mercedes)
16) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
17) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
18) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
19) P.Fittipaldi (Haas/Ferrari)
OUT) Sergio Pérez (Racing Point/Mercedes)
 
F-1 Campeonato
1) Lewis Hamilton, 347 pts
2) Valtteri Bottas, 223
3) Max Verstappen, 214
4) Sergio Pérez, 125
5) Daniel Ricciardo, 119
6) Carlos Sainz Jr., 105
7) Alexander Albon, 105
8) Charles Leclerc, 98
9) Lando Norris, 97
10) Pierre Gasly, 75
 
 
 PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
   Golden Car  Locadora
- Animais:
   Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
  Papelaria Planalto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp