MENU

15/05/2019 às 15h02min - Atualizada em 15/05/2019 às 15h02min

Após medida cautelar do TCE, Sanepar informa suspensão do aumento de 12,13% na conta de água.

Do TCE -Paraná portal
Sanepar


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) concedeu medida cautelar que suspende o aumento de 12,13% nas contas de água e esgoto. O reajuste entraria em vigor a partir de sexta-feira (17/5).

Em comunicado aos acionistas na segunda-feira (13/5), a Sanepar disse que a medida cautelar foi concedida após uma Comunicação de Irregularidade feita pela Segunda Inspetoria de Controle Externo (2ª ICE) do TCE-PR no dia 6 de maio.

Na análise, acatada pelo conselheiro Artagão de Mattos Leão, a inspetoria afirmou que o reajuste é uma “aberração travestida de uma teia de números, que visam distribuir lucros aos acionistas”.

De acordo com a avaliação da 2º ICE, desde a revisão tarifária em 2017, o aumento acumulado nas tarifas da Sanepar foi de 27,92%, contra a inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulada no mesmo período, de 12,06%.

A análise ainda mostra que, enquanto em 2014 foram distribuídos aos sócios lucros de aproximadamente R$ 200 milhões, em 2018 os valores ultrapassaram os R$ 423 milhões.

No comunicado enviado aos acionistas, a Sanepar informou que “tomará todas as providências necessárias no sentido de restabelecer seu direito ao alusivo reajuste já fixado pelo Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar)”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp