MENU

07/12/2020 às 19h43min - Atualizada em 07/12/2020 às 19h50min

Dicas de limpeza para casa: 5 dicas para manter a organização

SALA DA NOTÍCIA Gazeta da Semana
www.SalaDaNoticia.com.br

Dicas de limpeza para casa boas são dicas de limpeza compartilhadas. Quem trabalha e, de quebra, ainda precisa cuidar da organização está sempre em busca de um segredinho para agilizar essa tarefa.

A faxina, apesar de ser uma atividade non grata para muita pessoas, deixa outras muito satisfeitas por conseguir manter a casa limpa e cheirosa em todos os cantos.

Viver em um ambiente bem cuidado impacta diretamente na qualidade de vida e também é um cuidado com a saúde.

Afinal, acumular poeira pode piorar alergias, dormir muito tempo no mesmo lençol ou secar com a mesma toalha semanas a fio pode causar problemas de pele, entre outros problemas.

Então se você quer cuidar melhor do seu lar, reunimos uma série de dicas de limpeza para casa, além de produtos e equipamentos que podem ser usados para deixar tudo mais cheiroso. Confira!

Separe seu par de luvas de borracha e leia com atenção nosso GUIA de dicas de limpeza para casa que separamos para você otimizar a faxina.


1. Monte um cronograma de limpeza

Vamos abrir nosso guia de dicas de limpeza para casa com um conselho de organização que tem tudo a ver com fazer uma tarefa direito.

Se você não é um entusiasta da faxina, mas sabe da importância e quer terminar sempre o mais rápido possível, monte um cronograma com os dias de faxina mais pesada e alterne com dias de limpeza para manutenção.

O motivo de muita gente não gostar de fazer faxina é porque dá trabalho. Mas esse trabalho só é tão grande porque a sujeira acumula e aí é impossível não passar quase um dia inteiro, ariando os rejuntes, passando pano e limpando os móveis. 

Por isso, faça seu cronograma e cumpra-o a risca. No início pode ser que você não consiga ser tão regrado, mas seja persistente para conseguir criar esse hábito.

O segredo desse tática é alternar os dias de limpeza pesada com os dias de limpeza apenas para manutenção. Varrer, passar o pano com o mop, trocar toalhas e lençol toda semana ajuda a não precisar fazer uma faxina hiper pesada sempre. 


2. Mantenha o estoque de produtos de limpeza abastecido

Que atire a primeira água sanitária quem nunca adiou a faxina porque não tinha um determinado produto de limpeza em casa.

Para evitar esse “migué” que só desfavorece a você mesmo, cheque sempre o estoque de produtos e veja os que precisam de reposição.

Uma das dicas de limpeza para casa nesse caso é sempre ter um vidro fechado extra de cada produto que você mais usa. Os essenciais na dispensa são:

– sabão em pó; 

– água sanitária; 

– desinfetante; 

– desengordurante;

– amaciante de roupas;

– detergente; 

– esponjas; 

– álcool 70%.

IMPORTANTE: sempre leia as instruções de uso no rótulo dos produtos bem como as recomendações em relação a misturas com outros produtos de limpeza. Algumas misturas podem ser altamente perigosas e tóxicas causando queimaduras na pele, alergias e danos respiratórios.

Mantenha os produtos guardados em uma caixa com tampa e coloque-os longe do alcance das crianças e dos animais de estimação.

 

3. Organize um cômodo de cada vez

Com os dias de limpeza definidos e todos os produtos a mão, comece a faxinar um cômodo de cada vez

Se sua casa ou apartamento é maior, bate aquele desespero de “vou ficar o dia inteiro limpando”. Mas calma. Comece pelos cômodos internos — quartos e banheiros — e vá em direção aos corredores, sala, sala de jantar, cozinha e área externa.

Uma das dicas de limpeza para casa que pouca gente se atenta é começar varrendo o ambiente. Assim, você tira o excesso de poeira, passa o pano e, em seguida, troca a roupa de cama e tira o pó dos móveis. 

Se vc faz o contrário, levanta poeira e a leva de volta justamente para onde você já limpou.

“Mas eu tenho aspirador de pó!”. Então aproveite essa vantagem e aspire todo o cômodo — inclusive os tapetes — e depois passe o pano.

Nesta parte é importante seguir as especificações de limpeza do seu tipo de piso, pois alguns não podem ser molhados. Um exemplo é o piso vinílico.

Para facilitar essa tarefa use um mop giratório. O produto é bastante popular, principalmente, entre as pessoas que moram sozinha, pois evita o contato direto das mãos com o pano sujo.

DICA: se você prefere limpar com o pano de chão, use luvas de borracha para proteger as mãos. Assim, você evita qualquer tipo de alergia de contato, comuns quando se trata de produtos de limpeza.

4. Liste as tarefas de manutenção

A manutenção entra no cronograma de faxina como tarefas rápidas que vão evitar o acúmulo de trabalho para a data da próxima limpeza pesada.

Alguns exemplos para manter a organização são:

– varrer e passar pano no chão de dois em dois dias (ou na frequência adequada para sua casa);

– trocar a roupa de cama e a tolha de banho e rosto toda semana;

– tirar o pó dos móveis uma vez por semana;

– trocar os panos de prato (se você cozinha em casa, troque todos os dias após o almoço. se não, troque de dois em dois ou três em três dias).

Esses são apenas alguns exemplos de tarefas de manutenção. Você pode pensar onde e o que suja mais rápido na sua casa para manter tudo em ordem.

Dessa forma, a faxina mais pesada pode ser feita de 15 em 15 dias ou conforme a sua necessidade.


5. Otimize as tarefas com equipamentos de limpeza

Já falamos do mop giratório acima e ele realmente é uma das dicas de limpeza para casa que podem trazer vários benefícios.

Entre eles agilizar a limpeza do piso, evitar o contato direto com produtos de limpeza e a água suja, não precisar de torcer o pano com as mãos, entre outros.

Os aspirador de pó é outro equipamento muito útil e hoje existem opções compactas e multiuso no mercado. Alguns modelos viram aspirador de mão que facilita a aspiração do sofá e acoplando um cabo e uma biqueira específica servem para aspirar o chão.

Além desses equipamentos específicos tenha também escovinhas pequenas para limpar os rejuntes e a pia, pano multiuso, baldes, vassoura, rodo e mangueira de água para limpeza das áreas externas.

Gostou das dicas de limpeza para casa?

Com essas dicas de limpeza para casa sua faxina nunca mais será realmente pesada e seu lar vai ficar sempre cheiroso e aconchegante.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp