MENU

18/07/2020 às 12h11min - Atualizada em 18/07/2020 às 12h11min

Pesquisa técnica é apresentada em Maringá; dados ajudarão em trabalho preventivo.

Enfrentamento pandemia

Da Dir. Com. Maringá.
Mileny Melo / PMM


A pesquisa técnica sobre coronavírus foi apresentada na tarde de ontem, 16, no auditório Helio Moreira, no Paço Municipal. Foram feitos 950 testes rápidos durante dois meses, numa parceria entre prefeitura, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Uningá e Unicesumar. Resultado mostrou informações e números sobre contágio, sintomas, perfil e hábitos de moradores de toda a cidade. "É momento de realização de um profissional da Saúde", avalia secretário de Saúde, Jair Biato. "São os técnicos e políticos trabalhando juntos para salvar vidas em Maringá".
 
Profissionais que trabalharam na pesquisa apresentaram dados e atenderam a imprensa. Entre informações importantes estão que prevalência do coronavírus indica que em certos períodos do levantamento, para cada uma pessoa positivada, haveria outras seis que não foram testadas, mas tem doença. Que haveria um infectado a cada 105 habitantes, considerando população de 423,6 mil habitantes em Maringá. 
Também foram mostrados perfil dos moradores participantes da pesquisa. 61% de mulheres e 39% de homens, entre crianças e idosos;  90,7% têm cartão do SUS, 77,3% frequentam Unidade Básica de Saúde, 60,9% têm plano de saúde, uma média de 3,05 morador por residência, também dados sobre sintomas recentes, doenças pré-existentes, relação prevenção e contágio, entre outros. 
Pesquisa faz parte de grupo de medidas técnicas tomadas pela prefeitura desde começo da pandemia no Brasil. O que ajudou a colocar Maringá como exemplo no Paraná de prevenção contra a doença. Nem cidades brasileiras de porte maior fizeram trabalho técnico como a pesquisa apresentada hoje. Dados serão usados em ações de prevenção contra coronavírus na cidade. 
Participaram do evento o secretário de Gestão, Clovis Melo, chefe de Gabinete, Domingos Trevisan, vereador Alex Chaves, vice-reitor da UEM, Ricardo Dias, alunos e professores das três universidades, imprensa, entre outros. Apresentações foram feitas pelos professores da UEM, Denis Bertolini, Oseias Martinucci e Daniele Granzotti. 
 
Confira resultado da pesquisa sobre coronavírus .
 
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
   Golden Car  Locadora
- Animais:
   Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
  Papelaria Planalto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp