MENU

15/07/2020 às 17h51min - Atualizada em 15/07/2020 às 17h51min

PROCON Sarandi divulga pesquisa de preços de medicamentos e exames laboratoriais para COVID-19.

Coronavírus

Da Ass. Com. Sarandi.
Ass. Com. Sarandi.


Entre os dias 08 a 13 de julho, o PROCON Sarandi verificou junto a farmácias e laboratórios da cidade, os preços praticados de medicamentos/suplementos vitamínicos básicos, e também de exames para o novo coronavírus.
A pesquisa de preço é um dos mecanismos que o Órgão adota para realizar o monitoramento de preços, e considerando que os estabelecimentos possuem o direito de fixar livremente os seus preços, após ter realizado a notificação recomendatória juntos aos estabelecimentos, o principal objetivo do Órgão é impedir prática de aumento arbitrário do lucro e preços excessivos em razão da pandemia, sendo que tais abusos caracterizam infrações ao Código do Consumidor.
 
Entre os preços de medicamentos/suplementos com menor preço, independente de marca, destacam-se com 408,79% de diferença de preço, a vitamina D (5.000Ui) - 30 comprimidos, 388% no paracetamol (500mg) – 20 comprimidos, e com 257,14% o Atenolol (25mg) com 30 comprimidos. Os estabelecimentos também foram notificados quanto a exposição de preços de forma visível e fácil alcance ao consumidor, conforme o artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor.
Com relação aos preços de exames para COVID-19, entre três laboratórios, foi constatada diferença de até 23,33% de preços no exame RT-PCR, e uma variação média total dos 3 tipos de exames de 13,45%. O prazo de entrega do resultado entre os três exames variam em torno de até 4 horas ou no mesmo dia, a até 4 dias úteis.
 
De acordo com o coordenador do PROCON Sarandi, Dr. Lucas Dornellos, a divulgação de pesquisas de preços como esta, visa mostrar aos consumidores a importância de pesquisar preços como forma de prevenir despesas excessivas, e informa que o Órgão segue realizando atendimentos aos consumidores, assim como orientando os comerciantes e apurando práticas infrativas. Desde o início de 2020, mesmo com as medidas de restrições, o PROCON Sarandi já realizou 3.792 registros de atendimentos, e o Órgão segue em terceiro lugar com mais registros de atendimentos entre os Procons municipais do estado do Paraná.
 
O PROCON Sarandi também segue realizando atendimentos presenciais em sua sede, aos consumidores que necessitam auxílio em registrar reclamações contra empresas, por meio de agendamento prévio para evitar aglomerações no local. Os telefones são (44) 3126-9508 / 3126-9510 com atendimento das 12h às 18 horas.
O Consumidor pode encaminhar dúvidas e denúncias ao PROCON Sarandi através do Fale Conosco no link:
 www.sarandi.pr.gov.br/web/index.php/procon/fale-conosco, ou pelos telefones (44) 3126-9508 / 3126-9510 das 12h às 18 horas.
O PROCON Sarandi está localizado na Rua Castro Alves, 952, Jd. Independência, Sarandi/PR.
 
 
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
   Golden Car  Locadora
- Animais:
   Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
  Papelaria Planalto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp