MENU

09/05/2020 às 16h59min - Atualizada em 09/05/2020 às 16h59min

Requalificação de ruas garante segurança e conforto às pessoas

Qualidade de vida

Da ANPr.
SEDU


Requalificação do espaço urbano está entre as principais tendências mundiais no planejamento das cidades, afirma o analista de desenvolvimento urbano, Fernando Domingues Caetano, do Paranacidade. Segundo ele, o objetivo, com a realização de intervenções em ruas e avenidas é, por exemplo, garantir maior qualidade de vida com mais segurança e acessibilidade a todos os usuários, sejam pedestres ou condutores de qualquer meio de transporte.
“As vias são os principais espaços públicos e a proposta é ir além da pavimentação e da atenção aos veículos”, diz o analista. “Crianças, idosos, pessoas com deficiência ou com alguma limitação motora, ciclistas e motoristas precisam ter, cada um, os seus lugares. É preciso pensar em todos e criar as condições para o uso do ambiente com maior segurança para todos”, afirma Caetano.
 
PROJETOS - Na prática, os projetos de requalificação podem incluir rampas de acessibilidade, pisos tácteis para a orientação de deficientes visuais, ajardinamento, área para pedestres, locais para descanso, mobiliário (bancos, pergolados, lixeiras), sistemas de iluminação com maior eficiência energética, passagens elevadas para pedestres, ciclovias, estacionamento e pistas de rolamento, e sistemas de drenagem e de galerias pluviais.
“Dessa forma, as ruas ficam completas. O projeto deve prever todas as demandas para o uso do espaço público”, destaca o analista do Paranacidade.
Fernando lembra que, ao fazer o projeto, é preciso pensar na via como um todo. Ou seja, pensar no dimensionamento das calçadas, no alinhamento dos equipamentos, na existência de uma faixa de serviço, onde serão colocadas placas, árvores e postes, em garantir espaço livre para a circulação das pessoas. “Esses exemplos, apesar de simples, representam grande avanço. Ambientes agradáveis, confortáveis e seguros, facilitam o surgimento da sensação de pertencimento e a ocupação correta do espaço público. Uma rua bem iluminada atrai os usuários, é mais interessante para o comércio e evita situações de perigo”, afirma.
 
VIAS COMPLETAS - As chamadas vias completas ainda incluem conceitos ligados à sustentabilidade, como a troca de sistemas de iluminação convencionais por outros, mais modernos e com maior eficiência, e o posicionamento ideal para a arborização, de forma que o crescimento das árvores não venha a estragar os pavimentos. E, ainda, pensar nos materiais utilizados, como concreto, ou concreto permeável nas calçadas para favorecer o escoamento da chuva.
A requalificação de espaços públicos está prevista entre as ações que podem ser viabilizadas às prefeituras, com operação da Secretaria do Desenvolvimento Ubano e Obras Públicas e o Paranacidade e recursos do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) ou do Programa de Apoio aos Municípios.
 
Desde janeiro de 2019, foram viabilizados 22 projetos de urbanização, de diversos tipos, com o investimento de R$ 18,3 milhões.
Foram beneficiados os municípios de Arapongas, Formosa do Oeste, Ivatuba, Pinhais, Rancho Alegre do Oeste, Roncador, Toledo, Candói, Guaratuba, Matinhos, Pranchita, Rondon, Rosário do Ivaí, São Manoel do Paraná, São Mateus do Sul, São Sebastião da Amoreira e Turvo.
Em Rondon, a Rua Grécia foi reaberta para o tráfego de veículos e recebeu mobiliário (bancos, lixeiras e pergolados), postes novos e iluminação a LED, canteiro, rampas de acessibilidade, piso táctil, estacionamento para veículo e sinalização vertical.
 
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
   Golden Car  Locadora
- Animais:
   Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
  Papelaria Planalto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp