MENU

17/04/2020 às 15h41min - Atualizada em 17/04/2020 às 15h41min

Reabertura gradativa do comércio a partir de segunda-feira em Maringá.

Flexibilização do Decreto

Da coletiva
Divulgação RE


O comércio varejista e atividades do setor de serviços devem retornar o atendimento a partir de segunda-feira (20/4) em Maringá. A prefeitura ainda não especificou quais serviços serão autorizados a funcionar, mas shoppings centers e academias, por exemplo, tendem a continuar fechados.
A medida foi anunciada nesta sexta-feira (17/4) em coletiva de imprensa. O prefeito Ulisses Maia (PSD) afirmou que parte do comércio e setor de serviços vai retomar o atendimento na segunda-feira e outra parte na quarta-feira (22/4). A prefeitura ainda discute internamente algumas definições para que os serviços voltem a funcionar.

O prefeito adiantou que serão estabelecidos horários diferenciados, para não haver conflito com outros setores como da indústria. Ele disse que uma das possibilidades em estudo é autorizar o funcionamento do comércio varejista das 10h às 16h.
O município também deve exigir medidas rígidas de higiene como uso de máscaras e álcool em gel e o controle de pessoas por metro quadrado. ”Empresas com poucos funcionários, de 0 a 5, por exemplo, todos podem trabalhar. Acima disso, vamos diminuir o percentual para trabalhar em forma de rodízio e não aglomerar”.

O decreto municipal que vai estabelecer a retomada gradativa das atividades econômicas deve ser publicado até sábado (18/4). Segundo Ulisses Maia, no geral, vão poder funcionar aquelas atividades que não provoquem aglomeração de pessoas.
No caso de shoppings centers e de atacado, escolas, celebrações religiosas, academias e cinemas, o funcionamento segue suspenso. “Nada disso será permitido, só porque não pode funcionar, mas, sobretudo por conta do decreto estadual onde não foi relacionado isso como essencial”, afirmou Maia. O prefeito disse que conversou com o governador Ratinho Júnior e um novo decreto estadual deve ser publicado nos próximos dias.    
                                      
O retorno de algumas atividades como salões de beleza e feiras livres é mais complexo. A prefeitura ainda estuda um formato de funcionamento dos setores.          
Apesar da retomada gradativa das atividades, Ulisses Maia e o secretário de Saúde, Jair Biatto, não descartam a possibilidade de decretar um novo bloqueio social.
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
   Golden Car  Locadora
- Animais:
   Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
  Papelaria Planalto
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Fale conosco pelo Whatsapp.