Assinar Clube Express

Estado capacita profissionais da sa√ļde sobre doação de √≥rgão e tecidos para transplante

Curso √© direcionado ao pessoal que atua diretamente nestes procedimentos e faz parte da educação permanente ofertada pelo Sistema Estadual de Transplantes. São abordados identificação do potencial doador, diagn√≥stico de morte encef√°lica, acolhimento e entrevista familiar.

Por Da AEN em 04/08/2023 às 13:35:16
Saúde capacita profissionais sobre doação de órgãos e tecidos para transplante Foto: SESA

Saúde capacita profissionais sobre doação de órgãos e tecidos para transplante Foto: SESA

A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) realiza um ciclo de capacitação sobre o processo de doação de órgãos e tecidos para transplante. O curso faz parte do programa de educação permanente do Serviço Estadual de Transplante (SET) e busca fortalecer as ações relacionadas a esses procedimentos. São abordados temas como a identificação do potencial doador, diagnóstico de morte encef√°lica, acolhimento e entrevista familiar.

Em Curitiba, a ação acontece nesta quinta e sexta-feira (3 e 4). É a segunda etapa do treinamento, que j√° ocorreu na Macrorregional Noroeste, 15¬™ Regional de Saúde de Maring√°.

O curso, denominado Formação de Coordenadores Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes é uma iniciativa da Sesa, por meio do SET e das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs).

"Esse treinamento acontece de forma contínua a todos os profissionais que atuam diretamente no processo de doação de órgãos e tecidos. Ele é de extrema import√Ęncia para que o Estado siga sendo destaque nacional nesta √°rea e realizando o trabalho de excel√™ncia em todo Paran√°", disse o secret√°rio da Saúde, Beto Preto.

A expectativa é que, até o final deste ano, cerca de 300 profissionais atuantes neste processo sejam capacitados nas quatro macrorregiões, concluindo o ciclo de treinamento em todo Estado. "Treinamentos e capacitações como esta promovem a qualificação e especialização sobre o tema, que é de fundamental import√Ęncia para salvar vidas e efetivar com sucesso um transplante", explicou a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Juliana Ribeiro Giugni.

DADOS – O Paran√° é destaque nacional quando o assunto é doação de órgãos e tecidos. De acordo com dados do último boletim da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Estado ficou em primeiro lugar nas doações efetivas de órgãos no primeiro trimestre deste ano, com a marca de 42,8 doações por milhão de população (pmp), seguido por Santa Catarina, com 42,5 pmp.

O Estado teve ainda, a menor taxa de recusa familiar para efetivação da doação de órgãos do Brasil, com 30%. A média nacional é de 45%.

De acordo com dados do Sistema Estadual de Transplantes, somente neste ano j√° foram realizados 383 transplantes no Paran√°: coração (14), fígado (144), rim (224) e p√Ęncreas/rim (1).

PARCEIROS CLUBE EXPRESS

Maring√°

-Veículos:

Golden Car Locadora

- Animais:

Animal Center Maring√°

- Alimentos e Bebidas

Fatima Rico Tortas

- Armazem Vida Saud√°vel

Armazem Vida Saud√°vel

Comunicar erro
Redes sociais Regional

Coment√°rios

Fale direto com o portal