MENU

29/02/2020 às 15h24min - Atualizada em 29/02/2020 às 15h24min

Mandaguaçu Agricultura revitaliza 241 km de estrada rurais.

Mobilidade

Da Ass.Com. Mandaguaçu.
Ass. Com. Mandaguaçu


Ao todo, 21 estradas rurais de Mandaguaçu devem ser melhoradas até o final deste ano. Trata-se de 241 quilômetros de estrada que estão passando por manutenção e conservação desde 2017. A readequação das estradas do município ganhou novo formato para melhor durabilidade e conservação das mesmas, visto que antigamente era costume apenas raspar as sujeiras e entulhos, o que deixou de ser feito.
De acordo com o secretário de Agricultura Luiz Carlos Grossi, a safra de Mandaguaçu é muito grande e para o melhorar o escoamento e conforto dos proprietários rurais é que o carreador de cada produtor também está sendo melhorado. “Tivemos um cuidado a mais principalmente com o produtor de frango, tanto com o carreador quanto com o pátio deles, porque quando chove ocorre um grande desconforto na mobilidade, sendo que apenas as máquinas e caminhões pesados é que trafegam em aproximadamente 135 barracões de frango do município”, afirma o secretário.
 
Simultaneamente, os carreadores dos horticultores também estão sendo revitalizados, visto que os mesmos também representam uma parcela significativa de produção no município e a jornada de trabalho deles é extensiva. Com saída das propriedades em torno das 4 horas para a venda da produção, quando chove também é um transtorno para o deslocamento, então a revitalização desses pontos de acesso também é importante para esses produtores.
O secretário de Agricultura explicou que um convênio firmado com o Governo do Estado trouxe várias benfeitorias aos agricultores do município através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), que contemplou Mandaguaçu com duas micro bacias e desde 2019 está sendo fornecido calcário e fósforo aos agricultores. “Também conquistamos duas carretas agrícolas, uma semeadora e duas carretas basculantes”, comemora Grossi.
 
“Nós dispomos também de 22 implementos e dois tratores para atender os pequenos produtores rurais. Com participação desde a gradagem da terra até o plantio, independente do tipo de produção pretendida: milho, mandioca, ou qualquer outra. Nós prestamos toda essa assistência também. Se o produtor precisar de algum implemento, nós emprestamos ou nos deslocamos até a propriedade e fazemos o serviço para ele”, explica o secretário.
A agricultora Helena Calvalcante contou que sofria bastante quando chovia, pois a chácara dela está localizada na parte de baixo da estrada do Mamão e a enxurrada descia com força na direção da propriedade dela. Desde que ocorreu a manutenção na estrada é que a situação foi melhorada.

PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
   Golden Car  Locadora
- Animais:
   Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
  Papelaria Planalto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp