MENU

26/02/2020 às 13h45min - Atualizada em 26/02/2020 às 13h45min

Ensino inclusivo em Maringá atende 550 alunos com equipe multidisciplinar

Inclusão

Da Dir. Com. Maringá.
Aldemir de Moraes PMM


O município de Maringá conta com duas professoras deficientes visuais e uma autista que fazem parte da educação inclusiva na rede municipal de ensino de Maringá. Aproximadamente 550 alunos com necessidades especiais estão matriculados nas escolas e 350 servidores atendem como apoio em sala de aula e recebem capacitação mensalmente. 
 
Janaína de Fátima Agostini Souza, professora com deficiência visual, conta que o início da sua inclusão no sistema de ensino foi na Escola Municipal Ulysses Guimarães, “é a realização de um sonho estar em um ambiente como este”. Na estrutura de ensino municipal existem 26 Salas de Recursos Multidisciplinares (SRM), sendo 21 para atender alunos com deficiências intelectuais ou físicas, 2 para atender alunos com altas habilidades, ou seja, superdotação, 2 para atender alunos com problemas visuais e 1 para alunos com problemas auditivos.
 
Quando a criança apresenta algum atraso na aprendizagem e desenvolvimento ou possui alguma patologia relacionada a saúde alimentar, é encaminhada para o Centro Municipal de Apoio Especializado Interdisciplinar (CEMAE). No local, uma equipe multi-interdisciplinar realiza orientação educacional, acompanhamento pedagógico e psicológico, assessoria pedagógica da educação especial e inclusão educacional, atendimento fonoaudiológico e psicopedagógico e estimulação essencial. Entre os principais laudos estão o Transtorno do Espectro Autista, deficiência neuromotora, Síndrome de Down e deficiência intelectual, visual e auditiva.
 
 
SERVIÇO:
Secretaria Municipal de Educação
Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 
(44) 3221-6900
 
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
   Golden Car  Locadora
- Animais:
   Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
  Papelaria Planalto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp