MENU

12/10/2019 às 08h01min - Atualizada em 12/10/2019 às 08h01min

Outubro Rosa Marialva – Caminhada pela vida.

Da Redação
Arquivo\ Express


Vários eventos tem comemorado a Campanha Outubro Rosa em toda região, mas hoje foi especial para os marialvenses devido à caminhada pela vida.
O Evento: Este ano em sua terceira edição sempre com muita repercussão e sucesso, mas uma vez uma pequena multidão começou a se reunir logo cedo na praça da concha acústica, local tradicional de eventos do município, Inicialmente as autoridades presentes vereadores, secretários e o prefeito fizeram uso da palavra, todos com o mesmo apelo da conscientização da necessidade de fazer os exames preventivos.
O secretário de saúde Orlando Vilas, pontuou que todas as UBS do município estão com um sistema especial de atendimento com horário especial para agendamento e realização de todos os exames referente à campanha.
O ponto alto foi à presença de Evelim de Souza (acometida com a doença, hoje curada), com muita coragem e determinação contou sua história às mulheres presentes, para que sue caso sirva de exemplo que o câncer de mama tem cura desde que diagnosticado precocemente. Sendo muito aplaudida e reverenciada por todos os presentes.
Encerrando a abertura o prefeito Vitor Martini, salientou o caráter preventivo da campanha agradecendo as mulheres presentes e principalmente ao secretario de saúde pelo empenho nas três edições do evento já realizadas. 
Na sequencia da abertura foi executada a coreografia “prevenção ao câncer de mama” com a música tema da campanha Outubro rosa ”paródia show das poderosas”. Executada com esmero pelas centenas de participantes (Funcionarias publicas municipais e munícipes entusiasmadas com o evento). Em seguida foi dado inicio a “Caminhada pela vida”, saindo da praça e percorrendo as principais ruas do centro finalizando na Praça Santos D’umont, outro ponto turístico importante do município.
Finalizando com outra apresentação da coreografia “prevenção ao câncer de mama” e sorteio de brindes oferecido pela Mary Kay parceira do evento.
Ações de prevenção do câncer de mama também valem para homens.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 1% dos pacientes com câncer de mama são homens, sendo recorrente a partir dos 60 anos.
A recomendação é que todos realizem o autoexame ao menos uma vez por mês. A prevenção pode ser feita em casa, durante o banho, ou na frente do espelho. A pessoa deve tocar toda a região da mama até a axila em busca de mudanças na textura, secreções, caroços ou outros incômodos. Cerca de 90% dos tumores são detectados pelos pacientes, segundo a Secretaria de Saúde. Em caso de suspeita, os pacientes também devem comparecer até a Unidade Básica de Saúde (UBS).
Importância da atividade física para uma vida saudável.
Uma pesquisa publicada na revista Nature, que contou com a colaboração do Ministério da Saúde, revela que uma em cada dez mortes em decorrência de câncer de mama no Brasil poderia ter sido evitada com a prática de atividade física regular. De acordo com a pasta, os números mostram que, em 2016, 2.075 mortes poderiam ter sido evitadas se as pacientes realizassem pelo menos uma caminhada diária de 30 minutos.
Presenças: Prefeito Vitor Martini. Primeira Dama e Secretaria de Assist. Social Valeria A. Martini, Secretario da Saúde Orlando Villas, Secretario de gabinete Marcelo Siena, os vereadores: Wesley Araújo, Luciano Silva Dario, Josiane Luiz Silva, Carlos Eduardo Siena.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp