MENU

03/10/2019 às 15h45min - Atualizada em 03/10/2019 às 15h45min

Secretaria da Saúde faz alerta para casos de Sífilis em Maringá.

Da Dir. Com. Maringá.
Vivian Silva\ PMM


 
A Secretaria de Saúde de Maringá oferece diariamente estratégias de prevenção e tratamento para Sífilis. Ainda assim, 231 casos de Sífilis foram notificados neste ano, envolvendo homens e mulheres. Além de 43 gestantes e 27 casos de Sífilis Congênita, quando a criança nasce com o diagnóstico positivo. Para reforçar a prevenção contra a doença, a secretaria realiza entre os dias 14 e 18 de outubro, a Semana de Enfrentamento da Sífilis. A programação será divulgada nos próximos dias.
 
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município oferecem teste rápido de sangue para detectar a existência da doença. Os testes são realizados de forma segura e sigilosa e levam cerca de 20 minutos para o resultado. O horário para fazer o teste no CTA é de segunda a quinta, das 7h30 às 16 horas. Já nas UBSs, é de acordo com o horário de funcionamento de cada.
 
A infecção é transmitida sexualmente e pode pôr em risco a vida do bebê durante a gestação. Em 2018, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou mais de nove mil exames de Sífilis. Além de oferecer testes rápidos para exames de Sífilis, a rede pública de saúde, por meio do CTA, disponibiliza gratuitamente preservativos masculino e feminino para a população.
 
Saiba Mais
Secretaria de Saúde
44 - 3218-3100
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
(44) 3293-8330
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp