MENU

26/09/2019 às 14h05min - Atualizada em 26/09/2019 às 14h05min

Audiência Pública detalha o projeto do Eixo Monumental de Maringá.

Da Dir. Com. Maringá.
Divulgação\ PMM


 
Estão disponibilizadas no site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br as imagens do futuro eixo monumental a ser apresentado e detalhado em audiência pública no dia 23 de outubro. O projeto foi selecionado entre mais de 40 escritórios de arquitetura de diversos estados brasileiros e requalifica o espaço entre a praça da Catedral e o complexo da Vila Olímpica com extensão de 1,87 km e área de 169 mil m². Imagens. Anexas.
 
O projeto contempla estudos prévios antes das licitações de obras - estimativa de R$ 50 milhões - que devem ser publicadas a partir do ano que vem. Para não comprometer a mobilidade e captar recursos, a execução é dividida em sete etapas. Será iniciada na área da antiga rodoviária, Praça Raposo Tavares e do obelisco no Novo Centro, trechos mais impactados com as obras do Terminal Intermodal. Praça Renato Celidônio, avenida Getúlio Vargas, travessa Jorge Amado e Vila Olímpica são os demais trechos. 
 
A ideia é potencializar espaços públicos e aumentar a área permeável, valorizando o pedestre, natureza, lazer e mobilidade, incluindo ciclovia e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto faz frente a espaço descaracterizado com presença de barreiras que resultam na fragmentação da área, prejudicando a compreensão de eixo conector e estruturador.
 
Desde o resultado do concurso, vencido pela paulistana Natureza Urbana, com o projeto “Eixo Vivo”, a Prefeitura apresenta o estudo a diversos setores da sociedade civil organizada como Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Conselho de Desenvolvimento Urbano (Codem) e Sociedade Rural de Maringá (SRM).
 
O Concurso Nacional para Requalificação do Espaço Público foi idealizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM) e Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e teve sua organização sob responsabilidade da seção Paraná do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PR).
 
Saiba mais
Audiência Pública de apresentação do Eixo Monumental
Data: 23 de outubro
Local: Hélio Moreira
Horário: 19h30
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp