MENU

01/08/2022 às 15h37min - Atualizada em 01/08/2022 às 15h37min

ENTREVISTA ELEIÇÕES\22 – Quem são as mulheres que decidirão o futuro do país III.

As mulheres decidirão o futuro do país já que são a maioria nesse pleito, chegando a 53% do eleitorado...

Neku’s Borges
Com dados do TSE
Arte – TSE.

Nas eleições deste ano as mulheres e que definiram o futuro do país, já que é a maioria dos eleitores representando 54% do eleitorado apto a votar. Uma responsabilidade que certamente desempenharam a contento. O Regional Express foi saber quem é quais suas expectativas e o que pensam sobre a conjuntura atual do senário politico que atravessamos.

 

Na sequencia da serie o Portal trás hoje, as impressões de Leonora Medianeira Rodrigues, (59), divorciada, funcionária pública aposentada, de Santa Maria RS, atualmente trabalha na, montagem de um atelier para confecção de camisaria masculina, doceira e cozinheira de mão cheia conhecida pelas guloseimas que a comunidade disputa quando disponibiliza ao publico. .
 
Adepta da culinária orgânica, além de produzir seus próprios orgânicos também produz seus insumos como adubo orgânico em sua própria composteira doméstica. Participa de projetos sociais de inclusão digital para idosos, artesanato para mulheres e inclusão musical para crianças. Com várias ações como: brechós solidários, palestras em escolas como higiene bucal entre outras. Aos domingos participa da marmita solidaria para moradores de rua, onde é uma das cozinheiras. Participante assídua de grupos de trilhas nos finais de semana para contemplar a natureza e cuidar da saúde mental.
 
O Portal Regional teve a honra e satisfação de entrevistar essa valorosa cidadã gaúcha que a muito faz a sua parte, para tornar o mundo melhor. Trazendo suas impressões sobre as eleições\22.
 
R.E. Em sua opinião, o fato de que as mulheres neste pleito são a maioria apta a votar, o que isso representa e qual a importância.
 
L.R. As mulheres representam a maioria do eleitorado brasileiro, sendo assim o voto feminino é decisivo nas eleições, para a conquista do poder político das mulheres nos mais diversos segmentos, seja na universidade, nos partidos políticos, nas gestões públicas ou privadas, carecendo de uma intensificação desse poder, para que essas contribuam para o enfrentamento de todas as formas de violência, para a promoção da igualdade salarial entre homens e mulheres, para a garantia dos direitos sexuais e direitos reprodutivos, para o combate a todas as formas de racismo, homofobia e intolerância religiosa, para a prevenção, denúncia e punição de crimes de tráfico de mulheres e escravidão sexual, enfim,  para a promoção da imagem da mulher real pelos mais diferentes meios. 
 
R.E. Há muito ouvimos a expressão “Brasil é o país do futuro” e esse futuro nunca chega.Quais suas expectativas quanto ao Brasil do futuro.
 
L.R. Enquanto mulher creio que as conquistas do passado nos fortalecem, mas precisamos avançar, ocupar mais espaços e rapidamente e, de uma vez por todas, pôr fim à sub-representação das mulheres nos espaços de poder

R.E. Todos sonham com um país ideal.Como seria o país dos seus sonhos.
 
L.R. O sonho de um país bom para todas as pessoas passa pelas mãos de um país construído por mulheres.
Não basta às mulheres estarem dentro dos parlamentos não é suficiente, se quando essas mulheres chegam em casa, o medo chega junto com elas. Em que não tenhamos apenas o direito de falar e decidir sobre os rumos de um país, mas de nossos próprios corpos. Onde todos consigam se respeitarem e viverem em harmonia.
 
R.E. Tem surgido inúmeros comentários (fake), que não vale a pena comparecerem para votar, porque não adianta nada votar tudo continuará como está... Nesse contexto, qual a importância da sua participação nas eleições.
 
L.R. Desde que o voto se tornou um direito universal no Brasil, muito tem se discutido sobre a importância de exercê-lo de maneira consciente, visto que, é a partir daí que serão eleitos aqueles que representarão o povo.
Não podemos deixar de enfatizar que o voto nulo representa uma renúncia de um direito por muitos reivindicados. Ou seja, é dar ao outro o direito de escolher aquele que vai tomar as decisões que influenciaram a vida de todos. É de suma importância que cada um esteja ciente do dever que possui, na mudança da nação em prol de um bem coletivo, por isso a participação nas eleições é de suma importância.
 
 
R.E. O momento atual tem sido muito conturbado, em relação ao relacionamento entre os três poderes, um querendo se sobrepor sobre o outro enquanto o terceiro por omissão faz vista grossa.
 
L.R. O foco do voto nessa eleição não deve ser apenas no Executivo, mas em ampliar as inúmeras bancadas, que sejam representativas de todos os segmentos da sociedade. Em um país em que o presidencialismo de coalizão faz com que o Legislativo esteja, em sua maioria, debaixo das asas do Executivo, em que as pesquisas de opinião apontam a descrença nas casas legislativas e na política em geral. Essa disputa começa desigual desde antes do período eleitoral, estejamos atentos às respostas que os partidos responderam as agendas das minorias representativas e suas candidaturas comprometidas em um plano de governo plural e inclusivo. 

R.E. Você acha que a polarização e benéfica para uma eleição.
 
L.R. Penso que a divisão da sociedade em dois polos distintos faz parte do desenvolvimento da democracia e não pode ser considerado um mal em si. A disputa política seria a única forma de construir conhecimento e encontrar soluções para problemas comuns. A polarização passa a ser negativa quando é “contaminada pelo ódio e pelos discursos generalistas nutridos apenas pelo senso comum”. Ou seja, enquanto ela está dentro dos “parâmetros democráticos”, não deve ser condenada.
 
R.E. Em sua opinião, qual o tipo de candidato que você entende por ideal para o país dos seus sonhos, ele existe...

L.R. Meu tipo de candidato deve ter preocupações universais, ou seja, preocupações que dizem respeito ou são aplicáveis a todas as pessoas e não só a um pequeno grupo. Procuro observar sua carreira e sua atuação profissional, seu histórico de vida, sua postura ética e sua conduta diante da sociedade. É preciso analisar suas propostas, o partido ao qual está filiado e quem são seus correligionários. Além disso, ver se suas promessas são viáveis e compatíveis com o cargo que ele pretende ocupar. Promessas genéricas do tipo “vou criar milhares de empregos” são muito fáceis de fazer e obviamente são inviáveis de cumprir.

Informação das mais importantes é saber quem são os financiadores do candidato, pois as pessoas e empresas que financiam as campanhas eleitorais têm interesses que nem sempre se coadunam com os interesses da coletividade.
Para obter informações sobre os candidatos, devemos ficar atentos as notícias dos jornais, revistas, propagandas eleitorais veiculadas no rádio e noticiários, pesquisas e debates entre os concorrentes. Dessa forma, é possível saber se o candidato já esteve envolvido em algum escândalo, o que ele realizou em mandatos anteriores e avaliar suas propostas.
Por isso por enquanto meu candidato ideal ainda não existe.

R.E. Qual sua mensagem para os eleitores nesse pleito.(já que surgiu inúmeras fake para os eleitores não comparecer a votação)...

L.R. No mundo conectado de hoje, notícias não encontram fronteiras. É suficiente o acesso à internet por meio de qualquer dispositivo eletrônico para, em tempo real, independentemente de lugar e hora, o cidadão estar exposto à ampla gama de informações provenientes de variadas fontes, confiáveis ou não, com diferentes olhares e propósitos. Tudo isso, obviamente, tem impacto no processo eleitoral. A desinformação divulgada em larga escala está a desafiar todas as nações democráticas. Com tanta informação disponível dentro de cada uma delas, são usados códigos para determinar quais conteúdos chegarão até nós. Esses códigos, chamados de algoritmos, favorecem os conteúdos e informações que se encaixam com a nossa visão de mundo, pois estes nos dão prazer e têm maior chance de serem consumidos.
Cada indivíduo acaba tendo contato apenas com opiniões, notícias, artigos, vídeos e imagens que reforçam suas crenças. Pontos de vista diferentes, por outro lado, têm chance mínima de nos atingir.
Por isso cuidado, cada pessoa consolida e reforça as ideias que já tem e passa a ter mais certeza de que está certa em seus julgamentos. As visões discordantes se tornam cada vez mais estranhas e absurdas, no ponto máximo, inaceitáveis.
 
Outro fator que observo que a polarização crescente é promovida por aqueles que se favorecem dela. Políticos, partidos e grupos mais extremistas se alimentam do descontentamento e da intolerância para ganhar mais apoio a suas ideias. Afinal, medidas extremas têm maior chance de aceitação quando se vê o outro grupo como um inimigo perigoso que é preciso eliminar, ao invés de um concorrente ao debate.
 
Num ambiente polarizado, sem tolerância e respeito a opiniões discordantes, temos a propensão a sermos fiéis a grupos e, por sua vez, reforça essa propensão, como num ciclo. Nesse sentido, é possível entender porque fake news se espalham com facilidade: elas se aproveitam da nossa vontade de acreditar em notícias que corroboram nossas ideias, independentemente da sua veracidade.
Devido a estes fatores os indecisos não sabem em quem confiar e acabam não comparecendo às urnas no dia das eleições. Mas como já salientei anteriormente é preciso comparecer e votar da melhor forma possível, consciente e convicto daquilo que se entende como ideal para um país melhor.
 
O Portal Regional Express expressa seus sinceros agradecimentos pela oportunidade de desfrutar desse momento de sabedoria, cultura e seriedade.
Muito Obrigado...

PARCEIROS REGIONAL
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
- Jogos
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Fale conosco pelo Whatsapp.