MENU

03/09/2019 às 15h30min - Atualizada em 03/09/2019 às 15h30min

UPA de Sarandi recebe capacitação em produtos de higiene hospitalar.

Da Ass. Com. Sarandi.
Ass. Com. Sarandi


Pela primeira vez em sete anos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Gustavo Farias vai utilizar produtos de higiene recomendados pela ANVISA.
Nesta quarta-feira (28), os profissionais da higienização, enfermeiros e demais funcionários da UPA de Sarandi receberam uma capacitação sobre germicidas. O objetivo é fazer um controle adequado, para que não ocorra casos de infecção hospitalar.

A especialista de produtos, que atua há 15 anos na EMS (indústria multinacional brasileira de produtos farmacêuticos hospitalar), Alessandra Malamão, explica que a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde é de extrema importância para evitar a transmissão aos pacientes. “Esse treinamento orienta as equipes para utilizar o produto não apenas como um desinfetante hospitalar, mas também conceitos para combater infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) explicando que o produto e o protocólo de execução é o mesmo, mas o conceito deve ser compreendido. Aonde está a infecção? Porque eu levo a infecção ao paciente? Quais os produtos que devo utilizar?”, ressalta a especialista.
 
A UPA estava utilizando itens de limpeza domiciliar para a execução de tarefas conforme explica o Enfermeiro Padrão, Marcos Benatti. “Não existia em outras gestões, dentro da história de Sarandi, instruções para uso de germicidas em serviços de saúde, a gente utilizava produtos de uso domésticos convencionais como saneantes, multiuso, entre outros, que não são efetivos para o combate de germicidas hospitalares” explica o enfermeiro.
 
Após as orientações da palestrante, tanto a UPA quanto as Unidades Básicas de Saúde de Sarandi (UBS’s) utilizarão os produtos protocolados e certificados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Esses produtos são mais eficazes no combate à infecção hospitalar, pois as bactérias são mais resistentes e sobrevivem aos produtos convencionais.“Esperamos que com isso, os pacientes tenham mais qualidade no atendimento e na limpeza das unidades, tendo um menor risco de infecção hospitalar, que é o nosso foco.” complementa o Enfermeiro Padrão, Marcos Benatti.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp