MENU

13/07/2022 às 10h06min - Atualizada em 13/07/2022 às 10h06min

Saiba como é processo de desenvolvimento das cáries.

Uma das doenças bucais que acometem as pessoas pelo mundo todo e que podem ser simples se descoberta a tempo, ou gerar incômodo e dores naqueles que deixam ela se desenvolver sem ir ao dentista tratar são as cáries.

Thaynara Silva
Do Viva Melhor
Foto:Freepik.com

Essa doença pode ser evitada, com uma higiene bucal adequada, fazendo o uso de um creme dental com flúor e fio dental para não deixar que o tártaro acumule entre os dentes. 


A cárie é a deterioração dos dentes, levando ao aparecimento de manchas brancas e acastanhadas que acabam com eles rapidamente, podendo agravar o quadro com a inflamação da polpa dentária, causando dores fortes.
 
É importante fazer sempre o acompanhamento com o dentista. Se tiver um plano odontologico para microempreendedor individual é possível ter diversos benefícios para ter um tratamento de qualidade.
 
Confira a seguir tudo sobre as cáries e qual o melhor tratamento para elas.
O que são cáries?
A cárie surge devido aos ácidos da placa bacteriana que aparecem após a alimentação.
 
Conhecida como biofilme, é uma placa bacteriana mole que pode ser removida com a escovação. Entretanto, se deixar passar muito tempo, pode-se tornar tártaro, onde só pode ser retirado com uma limpeza profissional.
 
A partir do biofilme, se forma a cárie, onde as bactérias produzem ácidos que destroem todo o esmalte dentário. 
 
Os primeiros sintomas aparecem com a evolução da cárie, e que se inicia com manchas brancas e opacas, chegando a escurecer e assim, destroem todo o dente. 
 
Quando o esmalte dentário vai se deteriorando, a lesão dentária chega à dentina, deixando os dentes sensíveis com dores, principalmente ao mastigar alimentos frios e quentes. 
 
Em casos mais graves, a cárie pode atingir a polpa dentária, provocando fortes dores, onde só consegue ser curada a partir de um tratamento do canal. 
 
Por isso, é importante ter e saber como funciona plano odontologico empresarial para ter acesso aos melhores dentistas e tratamentos. 

Quais são os tipos e como se desenvolvem?
Muitas pessoas quando falam sobre cáries acham que existe apenas um tipo, porém isso não é verdade, após o agravamento da lesão e existem outros tipos, entre eles estão: 

1. Cárie coronária:
A coronária é o tipo de lesão mais comum quando se fala em caries, onde inicia-se o ataque de bactérias na coroa dentária, parte que tem contato com alimentos. 
 
Geralmente é uma cárie superficial em que o seu tratamento é bem simples, com apenas uma restauração. 
 
Desse modo, é importante ter um plano dentario para mei para usufruir dos tratamentos e não deixar ela se agravar. 
2. Cárie radicular:
A cárie radicular é diferente da coronária, pois ela tende a ficar mais escondida, afetando a raiz dos dentes. 
 
Geralmente aparecem em pessoas mais velhas como adultos e idosos, devido à retração gengival onde a raiz fica mais exposta. Em algumas ocasiões, pode gerar outras doenças bucais, em que os sintomas são mais intensos e fortes.
 
Na maioria das vezes, o tratamento desse tipo de cárie é o de canal. Nesse caso, então, seria interessante ter um odonto empresarial para esse procedimento. 
3. Cárie profunda:
A profunda é a tão conhecida cárie que atinge a polpa dentária, o que pode levar a danos maiores caso não seja cuidada, como até mesmo a perda dos dentes.
 
O seu tratamento consiste em um procedimento de canal para retirar a polpa inflamada e restaurar novamente os dentes. 
4. Cárie recorrente:
Essa cárie geralmente ocorre diversas vezes no mesmo local devido ao acúmulo de placa bacteriana. Ela é mais comum de acontecer em pessoas adultas e idosas.
 
Com um convênio odonto pme, é possível fazer ótimos tratamentos com os melhores profissionais para evitar que esse problema ocorra tantas vezes e assim, não perder o dente afetado.

Como tratar e prevenir o surgimento de cáries?

Dependendo do grau que a cárie está, pode acontecer um tratamento de restauração ou canal. Isso também varia com o nível dela, ou seja, se é simples ou profunda.
 
Para prevenir a cárie é muito fácil, basta escovar os dentes, fazendo o uso de um fio dental após todas as refeições e principalmente, no período da noite. 
 
Outro fator importante é estar sempre fazendo uma consulta periódica ao dentista e realizar uma profilaxia dentária, ou seja, uma limpeza. 

PARCEIROS REGIONAL
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
- Jogos
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Fale conosco pelo Whatsapp.