MENU

04/07/2022 às 14h13min - Atualizada em 04/07/2022 às 14h13min

Secretaria Estadual da Saúde confirma primeiro caso de varíola dos macacos no Paraná.

Morador de Curitiba, de 31 anos, tinha histórico de viagem para São Paulo e apresentou sintomas da doença no mês passado.

Sec. Est. Da Saúde.
Foto:Educa+Brasil

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, neste domingo (3), o primeiro caso da chamada varíola dos macacos no Paraná. Um homem de 31 anos, com histórico de viagem para São Paulo entre os dias 16 a 18 do mês passado, é morador de Curitiba. O caso estava sendo analisando juntamente com outros dois suspeitos, de Londrina e Cascavel, que continuam em investigação.


As amostras dos suspeitos foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos desta doença, em São Paulo. O primeiro caso confirmado da doença apresentou sintomas no mês passado, mas passa bem. 
 
A varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Em Londrina, o caso suspeito da doença é de um homem de 27 anos que viajou para a Europa há cerca de duas semanas. Ele também apresentou sintomas e chegou a ser internado em isolamento. No entanto, o home já recebeu alta e segue em recuperação em casa. Pessoas próximas que tiveram contato com ele também estão isoladas, apesar de não terem apresentado sintomas. 
 
Na última semana, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, confirmou que o caso suspeito estava sendo investigado. Na ocasião, ele também destacou que os hospitais da cidade já foram orientados para a identificação e o tratamento de eventuais casos suspeitos, e que não há motivos para pânico.

PARCEIROS REGIONAL
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
- Jogos
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Fale conosco pelo Whatsapp.