26/08/2019 às 15h49min - Atualizada em 26/08/2019 às 15h49min
Reuniões vão ouvir população sobre o desenvolvimento de Maringá.
Da Dir. Com. Maringá.
Divulgação\ PMM Você tem alguma sugestão de melhoria para seu bairro, sua comunidade? Entende ser necessário investimentos em infraestrutura e serviços? Então, aproveite a oportunidade e se manifeste durante reuniões organizadas pela Prefeitura de Maringá para ouvir você. De 26 a 30 serão realizadas cinco reuniões em pontos estratégicos da cidade para ouvir você. Sua opinião é fundamental para elaboração do Plano Diretor, que está em fase de revisão. Datas, locais e abrangência nos arquivos anexos.
O plano diretor é um instrumento de organização do espaço urbano. Ou seja: o documento estabelece normas para ocupação e uso da propriedade, numa perspectiva de segurança, bem-estar e equilíbrio ambiental. As decisões contidas no plano diretor, elaborado com a ajuda do cidadão, são fundamentais para planejar o desenvolvimento da cidade nos aspectos social, econômico e imobiliário. Então, sua participação é indispensável.
Exemplo de como uma decisão inserida no plano diretor pode impactar na vida do cidadão: você mora num bairro onde não se permite a construção de prédios. Então, é uma região mais tranquila, com trânsito menos intenso. O plano diretor, depois de debates com a comunidade, passa a entender que nesse bairro serão permitidos edifícios. Isso muda a ocupação do bairro e você pode não gostar disso - ou defender que prédios são importantes.
As reuniões, chamadas tecnicamente de audiências públicas, são organizadas por regiões (cinco), reunindo bairros de determinada área geográfica. Isso não exclui a participação de moradores que residam em outros bairros. Os distritos de Iguatemi e Floriano também serão contemplados com reuniões, oportunizando aos moradores se manifestarem. O trabalho é coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Maringá (Ipplam)